A ESTÁTUA DE NABUCODONOSOR E O TABERNÁCULO



O que a teologias, não viram e nem ouviram.

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

“Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua, que era grande e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti, e sua vista era terrível.
A CABEÇA DAQUELA ESTÁTUA ERA DE OURO FINO; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e suas coxas de cobre;
As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro".
Estavas vendo isto, quando UMA PEDRA foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.” Dn.2:31-34

O DUPLO SIGNIFICADO DAS PROFECIAS ESCATOLÓGICAS:
Deus, na sua infinita sabedoria, através do Evangelho de Cristo, nos revela o dinamismo do seu plano, trazendo “DUAS MENSAGENS PROFÉTICAS DE TEMPOS DIFERENTES”; seguidas também de “DUAS INTERPRETAÇÕES DE TEMPOS DIFERENTES”:



As profecias do Antigo Testamento:
Para os profetas do A.T. Deus revelou as profecias, apenas em parte, em espelho e em enigma:
“Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos". 1Cor. 13:9 e v. 12.

Sendo a eles revelada numa primeira etapa, apenas os acontecimentos históricos futuros dos seus dias, que seriam cumpridos até a vinda do Messias.
Em razão disso, que Daniel não entendeu totalmente, mas apenas em parte as visões proféticas (Dn. 12:8-9).
“Aos quais foi revelado que, NÃO PARA SI MESMOS, (mas para nós), eles ministravam estas coisas que AGORA VOS FORAM ANUNCIADAS por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho: para quais coisas os anjos desejam bem atentar”. 1Pe. 1:12.

Assim, o plano de Deus, já previa numa segunda etapa, a do N.T. a revelação total das profecias (cada uma ao seu tempo), anunciando o outro lado delas: O OCULTO, (Det. 29:29 – Jer. 33:3), pelo Evangelho de Cristo, “A IMAGEM EXATA DAS COISAS” (Heb. 10:1). Por isso, que o Espírito Santo, ensinou aos cristãos, uma importante chave de discernimento das profecias: Comparar sempre, as coisas espirituais (do A.T.), com as espirituais do (N.T.), para não incorrer a erros de interpretações e ensino de heresias.
“As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, COMPARANDO AS COISAS ESPIRITUAIS COM AS ESPIRITUAIS”. 1Cor. 2:13.

A MÉTODO SIMBÓLICO E HISTÓRICO DE INTERPRETAÇÃO
As teologias de um modo geral, têm interpretado o sonho de Nabucodonosor, apenas no seu teor histórico, baseando-se nos aspectos individuais e nas datas da ascensão e queda de cada reino da estátua, acreditando que o cumprimento de uma profecia ocorre, quando são manifestos os fatos históricos profetizados por ela. No entanto, não consideram que, na área profética, tais fatos acontecem primeiro para "testemunho" (Rom. 3:21), para cumprimento figurativo menor, antes do cumprimento “maior e total da profecia”.

Por não conhecer este segredo, e na ânsia de querer mostrar um conhecimento profético que não possuem, a maioria dos teólogos históricos contemporâneos, acabam desqualificando as Escrituras, por não entender que, nas profecias de maiores relevâncias, existe um outro lado: O espiritual (Rm. 7:14), que condiciona duas formas diferentes de cumprimentos, em tempos diferentes:
A forma histórica e a total.
"O que foi, isso é O QUE HÁ DE SER; e o que se fez, ISSO SE TORNARÁ A FAZER...” Ec. 1:9

As denominações que mais usam o método histórico de interpretação são: A.S.D, e os TJ; diga-se de passagem, em parte até que irresponsáveis; pois ensinam que esta e outras profecias já foram cumpridas pela história no passado, quando na verdade a maioria delas,  aguardam ainda seu desfecho final.
Tais denominações têm admitido de longa data, esta forma de interpretação errônea em seu meio; sendo assimiladas também por muitas outras teologias evangélicas, que pegaram carona neste método pouco conclusivo de discernimento das profecias.

A INTERPRETAÇÃO ESPIRITUAL E TOTAL
Deus fez o primeiro concerto da circuncisão na carne com Abraão e sua semente (Gn. 17:9-14), para que esse, servisse de fato figurativo histórico menor, até a plenitude dos tempos, quando seria cumprido o fato “maior e perpétuo daquela profecia”, a verdadeira circuncisão: “A DE CRISTO“. Cl. 2:11.
“Ora tudo isto lhes sobreveio COMO FIGURAS (fatos menores) e estão escritas PARA AVISO NOSSO (fatos maiores para a Igreja) para quem já são chegados os fins dos séculos.” Rm. 10:11

-Deus fez o primeiro concerto testamentário com Moisés e os israelitas, dando-lhes a lei no Sinai (os estatutos, juízos e os Dez mandamentos (Êx. 24:7-8), consagrado com sangue de animais, para servir de fato figurativo histórico menor até a plenitude dos tempos, quando viria se cumprir o fato “maior e perpétuo”: o segundo e verdadeiro Concerto: O DO SANGUE DE CRISTO (Mt. 26:28 – Hb. 8:6), E A MANIFESTAÇÃO DO SEU EVANGELHO. Mc. 15:15-16.

Da mesma forma também a profecia da estátua de Nabucodonosor, somente será selada ou cumprida após os últimos acontecimentos, na sua abrangência MAIOR E TOTAL no fim dos dias, conforme disse Daniel:
“Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; ele pois fez saber ao rei Nabucodonosor O QUE HÁ DE ACONTECER NO FIM DOS DIAS...” Dn. 2:28.

A PREFIGURAÇÃO DESSA PROFECIA NO ANTIGO TESTAMENTO
Deus anunciou a Daniel de forma parcial, o sonho de Nabucodonosor rei da Babilônia, entre os anos 605 a.C e 539 a.C; tanto na sua interpretação figurativa histórica menor, quanto no seu fato maior, mostrado acima nos fins dos dias. Como também, o Senhor permitiu ao rei, ser o personagem principal do seu próprio sonho profético, no papel figurativo do verdadeiro CABEÇA DE OURO – CRISTO E SEU REINO, o qual viria mais tarde.
"Tu, ó rei, és o rei de reis: pois o Deus do céu te tem dado O REINO, O PODER E A FORÇA, E A MAJESTADE.
E onde quer que habitem filhos dos homens, animais do campo, e aves do céu, ele tos entregou na mão, e fez que dominasses sobre todos eles; TU ÉS O CABEÇA DE OURO". Dn. 2:37

CRISTO: O CUMPRIMENTO DA CABEÇA DE OURO DA ESTÁTUA
Na plenitude dos tempos, depois de sua morte e ressurreição e depois que foi GLORIFICADO NO CÉU (Mt. 28:18), Cristo cumpriu o fato profético MAIOR da cabeça de ouro, figurativa histórica menor; sendo apresentado no Evangelho, como o verdadeiro Cabeça de ouro: O CABEÇA DA IGREJA.
"Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.
Acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas O CONSTITUIU COMO CABEÇA DA IGREJA." Ef. 1:20-22.

O CUMPRIMENTO DO FATO MENOR E DO MAIOR: SOBRE O REI NABUCODONOSOR E SOBRE O REI JESUS
-O Rei Nabucodonosor: Deus lhe deu apenas o poder sobre todos os reinos e animais da terra, sob céu atmosférico. Dn. 2:37

-O REI JESUS: Deus lhe deu todo o poder: No céu e na terra, debaixo da terra e no mar.
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA.” Mt. 28:18.

"Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber O PODER, E RIQUEZAS, E SABEDORIA, E FORÇA, E HONRA, E GLÓRIA, E AÇÕES DE GRAÇAS.
E ouvi a toda criatura que está NO CÉU, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E QUE ESTÁ NO MAR, e todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas açõe de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre". Ap. 5:12-13.

-O Rei Nabucodonosor: Foi apenas “rei de reis” Dn. 2:37.

-O REI JESUS CRISTO: É “O REI dos reis e SENHOR dos senhores”. 
"E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores". Ap. 19:16.

-O Rei Nabucodonosor: Seu reino era apenas de consistência material. Dn. 2:37-38

-O REI JESUS CRISTO: Seu reino, primeiro foi manifesto em sua consistência espiritual"...O Reino de Deus NÃO VEM COM APARÊNCIA EXTERIOR." Lc. 17:20

No futuro, seu Reino manifestar-se-á de forma "literal e na terra"
“E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o Senhor dos Exércitos REINAR NO MONTE DE SIÃO E EM JERUSALÉM; e então perante os seus anciãos haverá glória.” Is. 24:23.

-O Rei Nabucodonosor: Ele e seu reino, foram apenas transitórios, morreu e não reviveu. Dn. 2:39

-O REI JESUS CRISTO: Ele e Seu reino são eternos.
“Mas nos dias destes reis, o Deus do céu levantará UM REINO QUE NÃO SERÁ JAMAIS DESTRUÍDO...” Dn. 2:44

"...FOI MORTO E REVIVEU". Ap. 2:8.

-O Rei Nabucodonosor: Foi apenas o primeiro rei da estátua figurativa da lei e os profetas.

-O REI JESUS CRISTO: É O PRIMEIRO REI, O CABEÇA DO CORPO DA IGREJA E O QUINTO E ÚLTIMO REI - a Pedra do Evangelho Mt.21:44 –At. 4:11.
Em se tratando das promessas de Deus, qualquer simbologia, prefiguração, testemunho na Bíblia, Cristo sempre foi e será: O PRIMEIRO E O ÚLTIMO. 
"Isto diz O PRIMEIRO E O ÚLTIMO... Ap. 2:8

“Porque todas quantas promessas há de Deus, SÃO NELE SIM, E POR ELE O AMÉM, para a glória de Deus por nós.”  2Co. 1:20.

O TABERNÁCULO E A ESTÁTUA

Tanto o modelo do Tabernáculo, quanto a figura da estátua, trazem uma mesma linguagem e um mesmo desfecho profético, tendo em vista que foi inspirados pelo mesmo Espírito:
O ouro se apresenta em primeiro lugar, dentro da mesma ordem e significado, prefigurando A OBRA PERFEITA DE CRISTO, confirmado também, pela mesma ordem e significado no Evangelho.

“E, se alguém sobre este fundamento formar UM EDIFÍCIO DE OURO, PRATA...” 1Co. 3:12


O OURO foi escolhido para o Tabernáculo, por ser o metal de maior valor e símbolo de perfeição. Foi designado para adornar o segundo santuário – o Santo dos Santos  (Hb. 9:3-5), determinado por Deus na lei e os profetas.
Todos os utensílios desse Tabernáculo foram feitos de ouro e ficavam depois do segundo véu, onde habitava a glória de Deus.

Conforme já dissemos, esse segundo santuário juntamente com todos seus utensílios de ouro, trazia consigo uma mensagem profética da OBRA PERFEITA DE CRISTO, na RECONCILIAÇÃO DO HOMEM COM DEUS E COM TODAS AS COISAS.
“E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, POR MEIO DELE RECONCILIASSE consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.” Cl. 1:20

SIMBOLOGIAS REFERENTES AO CABEÇA DE OURO E SEU REINO
O leão. Dn. 7:4.
O carneiro com duas pontas. Dn. 8:3-4.
A Luz do mundo. Jo. 12:46
O 1º selo - o Cavaleiro do cavalo branco. Ap. 6:2
A resplandecente Estrela da Manhã. Ap. 22:16
O quinto Rei. Ap. 17:11

A DURAÇÃO DO REINADO DO CABEÇA DE OURO DA IGREJA
É de eternidade a eternidade, e o seu Reino não terá fim.
"Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que NÃO SERÁ JAMAIS DESTRUÍDO e esse reino não passará a outro povo: Esmiuçará e consumirá todos estes reinos, E SERÁ ESTABELECIDO PARA SEMPRE". Dn. 2:44

“E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo: O seu reino será UM REINO ETERNO, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão”. Dn. 7:27.

“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado o filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
E REINARÁ ETERNAMENTE na casa de Jacó, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM”. Lc. 1:31-33.

“...PREPARA-TE, Ó ISRAEL, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU DEUS.” Am. 4:12b.


Jaime e Júlio


11 comentários:

  1. PAZ DEL SEÑOR. ME GUSTARIA SABER A QUE IGREJA PERTENENCES.BENDICIONES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor,
      Nós pertencemos a Igreja Evangélica "Servos do Senhor Jesus Cristo", em Curitiba Pr. Brasil; cuja Escatologia pregada, é a nova vertente Pós-tribulacionista R.B. (revelação bíblica - 2010); a qual, através do Espírito Santo, revela conhecimentos inéditos, muito além das três Teologias atuais: Pré, Meso e Pós-tribulacionistas.

      Abraços,
      Jaime e Júlio

      Excluir
    2. O nosso contato está na aba acima: "QUEM SOMOS".

      Excluir
  2. Paz irmão, gostei da interpretação, mas penso que duas coisas estão um pouco fora da ordem, veja que no primeiro compartimento do tabernáculo haviam utensílios de ouro tbem, tanto que a menorá era de ouro puro e batido, em apocalipse o átrio exterior era a parte onde os elementos de bronze ficavam e não na parte fora do templo, pois veja que isso faz referência ao cessar o sacrifício visto que os gentios pisarão esta parte e profanarão

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!

    Não estão fora de ordem amado, e eu explico porquê:

    Claro que havia também, elementos de ouro no lugar Santo; da mesma forma que haviam também, bases de pratas sob as tábuas das paredes dos Santos dos Santos, onde todos os utensílios eram de ouro batido. Porém, a questão tem que ser vista e entendida em torno do seu cumprimento profético no N.T. onde A PRATA foi colocada em segundo lugar, confirmada séculos à frente, tanto na visão da estátua de Nabucodonosor (braços e peito de prata – Dan. 2:32), quanto na revelação do Evangelho de Cristo, como A SEGUNDA OBRA mais importante na formação do edifício espiritual do cristão, conforme disse Paulo em (1Cor. 3:12).

    ---------------------
    ...em apocalipse o átrio exterior era a parte onde os elementos de bronze ficavam e não na parte fora do templo...(???).
    ---------------------

    J&J: Amado, o Tabernáculo rudimentar do A.T. antes da sua revelação no Evangelho, era formado de apenas dois principais compartimentos, ou dois átrios: Lugar Santo (onde entravam os sacerdotes) e Santo dos Santos ou lugar Santíssimo (onde entrava o sumo Sacerdote uma vez ao ano). Nessa configuração, no átrio exterior estava A PIA E O ALTAR DE BRONZE (na tradução Almeida – cobre), onde se oferecia os holocaustos, + um segundo átrio exterior, o dos gentios.
    Entretanto, ambos em relação ao Santuário, ficavam fora do Tabernáculo, conforme firmamos a nossa pregação.
    Porém, já o Templo de Herodes dos dias de Jesus, teve vários átrios acrescentados, tais como: vestíbulo, pavimentos, câmaras anexas, átrio dos israelitas, pátio das mulheres, etc... Assim, mediante a configuração geral dos dias de João, os holocaustos ficavam sim, dentro do Templo, onde se encontravam os utensílios de cobre como o prezado disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ---------------------
      ...pois veja que isso faz referência ao cessar o sacrifício... (???).
      ---------------------

      J&J: O que o prezado entende por: ele fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares? (Dan. 9:27).

      ---------------------
      ...visto que os gentios pisarão esta parte e profanarão (???).
      ---------------------

      J&j: Desculpe-nos amado, mas não podemos acrescentar e nem diminuir as Escrituras pela nossa achologia. Não existe nenhuma base bíblica, afirmando que “essa parte do templo será profanada pelos gentios”, por duas razões óbvias:

      1)- O santuário a ser construído na metade da última semana de Daniel, será um falso terceiro templo erguido pelos Judeus, sob a aliança com a 1ª besta. Portanto, seria possível profanar, o que será construído sob o governo duma profana?

      2)- A Escritura afirma que “o tempo dos gentios” será cumprido nos 1.290 dias do anticristo, que será a segunda metade da última semana (o mesmo tempo da angústia de Jacó), após eles PISAREM JERUSALÉM POR 42 MESES (Apoc. 11:2).
      “E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”. Luc. 21:24.

      Obrigado pela tua participação.

      Deus te abençoe!
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  4. Jaime D. Silva e Júlio C. Albach, infelismente, não sei que corrente de pensamento se baseia vocês, mas a interpretação
    que acabei de ler, me fez rir e ter pena da sabedoria mal usadas dos senhores, que poderia ser usadas para um fim melhor.

    A interpretação é simples e unânimes entres os estudantes da palavra de Deus. Ela fala de reinos literais.
    Tanto a profecia dada a Daniel como ao rei Nabucodonosor , se referem aos reinos seguintes ao do Rei Nabucodonosor.

    Cabeça: o rei Nabucodonosor
    os bracos e peitos: os medos e persas
    o ventre: A Grécia
    pernas de ferro: Roma

    os dedos: os reinos que viriam depois da queda de roma,
    ou seja, os bárbaros, que por sua vez, formaram os países de hoje.
    E para ser firme a profecia, estes países não se misturam, somos países democráticos, não
    mais reinos, como era no inicio das monarquias nacionais.

    Cara, favor estude mais e não esponha besteiras e heresias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cieldcs dionisio:
      Jaime D. Silva e Júlio C. Albach, infelismente, não sei que corrente de pensamento se baseia vocês, mas a interpretação que acabei de ler, me fez rir e ter pena da sabedoria mal usadas dos senhores, que poderia ser usadas para um fim melhor.
      -------------------

      J&J: Caro Cieldcs dionisio, você não sabe e nem saberá que corrente teológica pertencemos; assim como os escribas e fariseus, também não souberam a qual corrente teológica, pertenciam os três reis magos; os quais, receberam “em primícias” do Senhor; o ano, o mês, o dia, e o local do nascimento do Messias. Coisa que as teologias judaicas da época, nem depois de 14 séculos de estudos das profecias, acertaram!
      -------------------

      Cieldcs dionisio:
      A interpretação é simples e unânimes entres os estudantes da palavra de Deus.

      J&J: Quais estudantes da palavra de Deus? Adventistas, T.J. ou Mórmons, os quais, não conhecem ainda, nem o que é Evangelho de Cristo; quanto mais as profecias dos últimos dias!
      -------------------

      Cieldcs dionisio:
      ...pernas de ferro: Roma os dedos: os reinos que viriam depois da queda de roma, ou seja, os bárbaros, que por sua vez, formaram os países de hoje.

      J&J: Amigo, pare de torcer as Escrituras, isto dá condenação!
      Na mensagem da estátua, Daniel falou de apenas “quatro reinos”: Roma, pés e pés de ferro e barro (Dan. 2:33); os mesmos quatro reinos anunciados também, na visão dos quatro animais (Dan. 7); os mesmos “quatro reinos” confirmados séculos mais tarde à João em Patmos, através dos “quatro cavaleiros do Apocalipse (6:1 a 11).

      Conforme as Escrituras, não existe na estátua “um quinto reino”, nada a ver com as 10 nações bárbaras que se levantaram depois de Roma; a continuação da profecia dos dez dedos ou dez chifres, está nos 10 reis que se manifestarão nos últimos dias, os quais entregarão seu poder à besta (Apoc. 17:12 a 14).

      Aliás, pra você que foi ensinado por TIALOGIAS ERRADAS, as profecias da estátua de Nabucodonosor e a visão simbólica dos quatro animais, foram cumpridas “historicamente”, até ao Messias (Dan. 9:26-27); afim de que o próprio Senhor, pudesse estabelecer seu Reino (a Pedra - Mat. 4:17), “O QUINTO REINO” fora da estátua.

      Portanto, meu chapa, eu nem vou te pedir para vc. estudar mais as Escrituras; mas sim, aconselhá-lo a se converter primeiro!

      Jaime e Júlio.

      Excluir
  5. Gostaria humildimente de compartilhar o meu entendimento sobre esse assunto: https://tempofim.blogspot.com/2019/08/a-estatua-do-sonho-de-nabucodonosor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria humildemente de lembrar ao amigo, que profecia, não se cumpre apenas no seu lado histórico, como apresentado no seu site; mas sobretudo, no seu lado profético. Ou seja: Interpretada à luz do Evangelho de Cristo, conforme apresentamos acima.
      Assim, o desfecho final é quem dirá, quem tinha ou não razão; quem falou por Deus, e quem falou pelo Sistema religioso humano!
      Uma coisa eu sei; não quero estar no couro daquele que falou pelo homem!

      Abraços,
      Jaime e Júlio

      Excluir