O VENTRE E COXAS DE COBRE

Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

O QUE AS TEOLOGIAS NÃO VIRAM E NEM OUVIRAM.

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.


“A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; O SEU VENTRE E SUAS COXAS DE COBRE.” Dn. 2:32

O DUPLO SIGNIFICADO DO VENTRE E AS COXAS DE COBRE:



O fato figurativo histórico menor desta profecia, cumpriu-se com o domínio da GRÉCIA entre (331 a.C. a 168 a. C.).
Já O FATO MAIOR desta profecia, terá seu cumprimento nos fins dos dias, sob o crivo do Evangelho. Esta terceira parte da estátua de COBRE, está também dividida em três, e tem um significado profético relevante:

O VENTRE: É a parte do corpo, onde se localiza os intestinos que são processados os alimentos, sendo digeridos pelos sucos gástricos. Profeticamente, representa o período da PRIMEIRA BESTA (Ap. 13:1-10), onde a pregação do "PÃO DA VIDA", sofrerá O MAIOR processo de perseguições de todas as gerações; deixando de ser doce na boca, período da cabeça da estátua, para ser “AMARGO” em seu VENTRE.
“E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; na minha boca era doce como o mel; e, havendo-o comido, O MEU VENTRE FICOU AMARGO.” Ap. 10:10.

Paralelamente O VENTRE DA IGREJA, está relacionado diretamente com os sofrimentos dos últimos dias, AS DORES DE PARTO: Dores, desconforto e sangramentos, que serão AS ÂNSIAS DA IGREJA da última geração para dar a luz (Ap. 12:1-2) AO RESTANTE DO CORPO DE CRISTO (gentios e israelitas).
“A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, PORQUE É CHEGADA A SUA HORA...” Jo. 16:21.

"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo de seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E ESTAVA GRÁVIDA E COM DORES DE PARTO E GRITAVA COM ÂNSIAS DE DAR A LUZ". Apoc. 12:1-2.

Aliás, a maioria teológica tem acrescentado as Escrituras, ao anunciar que Cristo levou na cruz "TODAS" AS NOSSAS DORES. Porém, o verso de Isaías 53:4, afirma apenas que o Senhor levou sobre si "AS NOSSAS DORES"; deixando "UM RESTO DE SUAS AFLIÇÕES", há ser cumpridas pelo seu Corpo a Igreja; conforme disse Paulo:
“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne CUMPRO O RESTO DAS AFLIÇÕES DE CRISTO, PELO SEU CORPO, QUE É A IGREJA”. Cl. 1:20.

AS COXAS: Na linguagem bíblica, representam JURAMENTO, CONCERTO de homem, entre homem (Gn. 24:2-3). Será no tempo Das COXAS DE COBRE da estátua, que a primeira Besta fará com Israel, uma aliança de SETE ANOS, sendo rompida pelo Anticristo (Is. 28:18) na metade da última semana.
“Ele firmará UM CONCERTO com muitos por uma semana: e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares...” Dn. 9:27.

O COBRE NO TABERNÁCULO E NA ESTÁTUA:
Na lei e os profetas, tanto no modelo do Santuário quanto na figura da estátua, O COBRE se apresenta EM TERCEIRO LUGAR, seguindo a mesma ordem e o mesmo significado profético. 
No Evangelho, a ordem do EDIFÍCIO ESPIRITUAL DA IGREJA continua igual; já quanto seu material, muda para PEDRAS PRECIOSAS.
“E, se alguém sobre este fundamento formar UM EDIFÍCIO DE OURO, PRATA, PEDRAS PRECIOSAS...” 1Co. 3:12

No Tabernáculo e na estátua, O COBRE figurativo da lei e os profetas, em seu lado antagônico, se manifestará enganosamente ao mundo, no personagem da Besta como A PEDRA PRECIOSA (1 Co. 3:12); se fazendo passar pelo próprio Cristo, nos últimos dias. Lembrando que, Lúcifer já se vestia de “TODA A PEDRA PRECIOSA”, antes de cair do céu. Ez. 28:13.
“Porque surgirão FALSOS CRISTOS e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mt. 24:24.

João mostrou uma das formas de engano usado pela besta em sua manifestação ao mundo, na figura do “TERCEIRO” CAVALEIRO”, o do cavalo preto; após A 3ª GRANDE GUERRA MUNDIAL, se manifestará ao mundo assolado, como um ser “JUSTO” – TINHA UMA BALANÇA NA MÃO”. Ap. 6:5.
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás, SE TRANSFIGURA EM ANJO DE LUZ.”  2Co. 11:14.

O ALTAR DE COBRE:

O COBRE foi escolhido para O ALTAR DOS SACRIFÍCIOS, juntamente com os demais utensílios determinados pela lei e os profetas (Êx. 27:1-8). Ele ficava no pátio do Tabernáculo, onde os sacrifícios eram queimados no FOGO. Esta figura era outra, que já apontava naquele tempo, para O ÚLTIMO GRANDE HOLOCAUSTO MUNDIAL imposto pelo governo da primeira besta nos últimos dias; onde ocorrerá o maior período de perseguição, SACRIFÍCIO E FOGO PARA AS OVELHAS DO SENHOR em todo o mundo.
“E farei passar ESTA TERCEIRA PARTE PELO FOGO, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro...”   Zc. 13:9, 1 Pe 1:7.

“Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; E SEREIS ODIADOS DE TODAS AS GENTES POR CAUSA DO MEU NOME.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Mt. 24:9 e 13.

“Porque haverá então GRANDE AFLIÇÃO, COMO NUNCA HOUVE desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver”. Mt. 24:21.

“E foi-lhe permitido FAZER GUERRA AOS SANTOS, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.” Ap. 13:7

A DURAÇÃO DO PERÍODO DO VENTRE E COXAS DE COBRE:
42 meses:
“E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por QUARENTA E DOIS MESES”.  Ap. 13:5.

Esses 42 meses, não se referem ao tempo total do domínio da 1ª Besta; pois ele irá além, até a consumação cerca de 14 anos (Dn. 9:27, Ap.16:10); mas, se referem ao tempo permitido por Deus de “BLASFÊMIAS e PROVAÇÕES” sobre parte da Igreja gentia, e os outros três anos e meios da 2ª besta (Anticristo); se referem ao tempo de perseguição sobre a outra parte D’ela, “O REMANESCENTE ISRAELITA” para cumprimento da “ÚLTIMA SEMANA” (os 7 anos) de Daniel sobre “O TEU POVO.” Dn. 9:24-27.

A ABRANGÊNCIA DO GOVERNO DO VENTRE E COXAS DE COBRE:
Será de cunho Mundial:
“E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu (prata); E UM TERCEIRO REINO, DE METAL (cobre), O QUAL TERÁ DOMÍNIO SOBRE TODA A TERRA.” Dn. 2.39.

“E deu-se-lhe poder sobre TODA A TRIBO, E LÍNGUA, E NAÇÃO”. Ap. 13:7b.

ALGUNS NOMES BÍBLICOS DO PERÍODO DO VENTRE E COXAS DE COBRE
-CADEIA DE BRONZE. Dn. 4:15.
-SEMELHANTE AO LEOPARDO. Dn. 7:6.
-AS 4 NOTÁVEIS PONTAS. Dn. 8:8-22.
-ASA DAS ABOMINAÇÕES. Dn. 9:27.
-APOSTASIA. 2 Ts. 2:3b.
-CAVALEIRO DO CAVALO PRETO. Ap. 6:5-6.
-A BESTA QUE SUBIU DO MAR. Ap. 13:1.

PROMESSA DE LIVRAMENTO PARA O CRISTÃO FIEL NO PERÍODO DA BESTA:
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também EU TE GUARDAREI  da hora da tentação  que há de vir sobre todo o  mundo, para tentar os que habitam na terra”. Ap. 3:10.

CONSELHO FINAL:
“MAS O JUSTO VIVERÁ DA FÉ; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”.  Hb 10:38.

Jaime e Júlio


Nenhum comentário:

Postar um comentário